Acabou o tormento e está começando um novo.
Não existe imprensa livre no Brasil e talvez em todo o planeta também não. Não são apenas os governos que conferem liberdade à imprensa. Os profissionais e os donos da mídia são os principais responsáveis pela própria liberdade. Assim é que durante a ditadura militar, mesmo amordaçada a imprensa se sentia livre para brigar, denunciar, e se valeu de artificios inteligentes para burlar os censores. Mas e hoje?
Na medida em que os interesses financeiros são colocados à frente das noticias, a própria imprensa se tornou dependente e amordaçada. Quando inventa, cria fatos, mente despudoradamente e se coloca ao lado da classe economica dominante, deixa de ser livre. Deixa de ser liberta. É o que vemos no Brasil de hoje. Toda a mídia nacional está alinhada contra o governo popular de Lula, e não tenham duvida que assim também será nos próximos 4 anos.
Vejam hoje nos principais jornais e noticiários televisisos Os destaques que serão dados aos pronunciamentos de Dilma e Serra após o resultado das eleições. Enquanto Dilma fez um discurso de estadista , Serra o fez de um derrotado amargurado, invejoso, acenando para uma vingança breve(tanto que terminou dizendo "um até breve"- aliás, com isto está tentando mais uma vez afastar Aécio Neves da próxima disputa). Mas a imprensa não verá dessa forma, claro, para ela quem fez o discurso de estadista foi Serra.
No cardápio das estratégias para tentar derrubar o governo de Dilma ou não permitir sua reeleição daqui a 4 anos, a imprensa apresentou seu primeiro prato. A partir de hoje vão enaltecer cada dia mais a figura do presidente Lula, fazendo com que ele cresça ainda mais na aceitação popular, de tal forma que Dilma nunca consiga alcançar seus indices de aprovação. É o reinicio da sordidez.
Dilma foi muito feliz quando disse que prefere o barulho de uma imprensa livre que o silencio das ditaduras. Brilhante! Colocou a imprensa e seus profissionais numa saia justa interessante, mas considerando que só se sente constrangido quem tem caráter, não acredito que a mídia nacional vá vestir a carapuça e passar a realmente se libertar dos laços econômicos que a prende. Aqui como nos Estados Unidos da América, principalmente, quem dá as cartas na mídia é o neoliberalismo para quem quanto pior melhor, desde que o deles esteja preservado.
Jeferson M. Soares
Em tempo: aguardo curioso como será a chamada de capa da próxima "Veja".
Acredito que só está começando
ResponderExcluir